« Tempo de letras amenas | Main | A vida fora do celular »

14/01/19

Tiroteio entre cegos

Beber, na Itabuna dos anos 80, era quase uma religião, mas nada de cachaça. O pessoal era cosmopolita, gostava de uisque 12 anos, com alguma licença para o Hi-Fi (vodka com suco de laranja), a cuba libre (Coca Cola e rum), Campari e Martini. Mas o forte era mesmo o uisque.

Essa mania de encher a cara toda vez que saía é coisa da época. A galera de hoje cresce com muito mais consciência. Sempre vão existir uns babacas dedicados a "comer água", mas a maioria implica até com a cerveja, que nunca fez mal a ninguém (bebida para saborear, não para cair de quatro).

Mas, na Itabuna dos anos 80, se bebia e muito. Um detalhe para quem tem medo da posse de arma é que naquela época quase todo mundo andava armado. Era comum usar uma pochete com um 38 dentro, se bebia como nunca, e mesmo assim as mortes eram poucas.

Voltando ao assunto, existia um barzinho na Avenida do Cinquentenário, na esquina do Lord Hotel, o Fornalha. O lugar era muito frequentado pelo pessoal jovem adulto, a maioria ainda estudando na faculdade, entre a era de adolescente e a adultice de responsabilidade.

Num certo dia, com o bar lotado, um amigo que hoje é advogado respeitado já tinha bebido até as orelhas e começou a discutir com outro amigo meu, hoje empresário (parece que, mesmo quase não bebendo, tenho muitos amigos bebedores...)

De repente, o segundo sacou um 38 da pochete (é, aquele povo usava pochete... credo). O primeiro também sacou um 38 e correu para o outro lado da rua. Ficou cada um numa esquina e começaram a atirar. Foram muitas balas, gritos, correria, meninas em pânico, uma confusão.

No fim, acabadas as balas, os dois foram acalmados pelas namoradas, voltaram para a mesa e retomaram a conversa como se nada tivesse acontecido. O delalhe que sempre me chamou a atenção nesse episódio é que nenhum dos dois acertou em nada. Até hoje ninguém sabe onde as balas bêbadas foram parar.

Coisas de uma Itabuna agitada que morreu no século passado. Hoje, tiroteios não têm a menor graça, ninguém faz as pazes e os tiros são sempre de bandidos matando o concorrente. Mas muita gente ainda sai para "comer água" até cair.

Posted by at 11:02 AM
Categories: