« Apanhando no Facebook | Main | Tiroteio entre cegos »

14/01/19

Tempo de letras amenas

O ano está só começando e o clima é de férias até para quem está trabalhando, então vou apenas divagar nesta carta e lembrar alguns casos.

Lembrei de uma tarde na chácara onde morávamos, em Itabuna. Meu pai, Manoel Leal, tinha alguns amigos "entendidos" em uisque, daqueles malas que ficavam citando características totalmente chutadas, com a cara mais séria do mundo.

Não vou citar nomes, mas um era dono de serraria e o outro de olaria, ambas no Jaçanã... Os dois chegaram lá em casa numa tarde de domingo, sentaram numa mesa na varanda e ficaram batendo papo durante um tempo, até que um deles perguntou "cadê o 12 anos?"

Sempre muito brincalhão, meu pai trouxe uma garrafa do nacional e péssimo Old Eight e colocou na mesa. Na mesma hora, o que pediu começou um discurso intenso sobre o que era um uisque de verdade e malhou sem dó o pobre do Old Eight.

"Nezinho, leva essa porcaria embora e me traga um uisque de verdade, porra!" Nezinho era como os amigos chamavam meu pai que, fazendo a maior cara falsa de resignado, foi buscar uma garrafa de Ballantine's 12 anos. Imediatamente o amigo iniciou outro discurso, enaltecendo o "verdadeiro uisque".

Essa turma não era de beber só uma garrafa, até porque o papo entre eles ia longe. Coisa de amigos. Por isso, a dupla já esperava que viessem outras garrafas do 12 anos, muito popular entre quem bebia na época em Itabuna, nos anos 80.

Enquanto eles discutiam a política local, meu pai foi comigo até a cozinha e encheu várias garrafas de Ballantine's, que tinha guardado, com... Old Eight. Como expliquei lá na coluna, depois de algumas doses sua língua é incapaz de distinguir entre duas bebidas alcoolicas.

O papo foi correndo solto e as garrafas de "Ballantine's" descendo. Um momento que lembro e sempre me traz um sorriso foi o comentário de um deles, solene, apontando para o copo cheio de Old Eight: "Nezinho, aprenda que isso aqui é que é uisque, não aquela porcaria que voce queria me dar!"

Pois é, aquilo de bêbado não tem dono e boca de bêbado não tem gosto.

Posted by at 11:01 AM
Categories: