« A redenção do militar | Main | Sim, eu falo da morte »

29/01/19

Admirável mundo chinês

Lá por volta do ano 806, a China inventou o dinheiro em papel, que só chegou à Europa em 1661, a partir da Suécia. Com 4.716 anos de história, o país inventou uma série de coisas que usamos até hoje, como papel, pólvora, macarrão, carrinho de mão, álcool, fogos de artifício, asa delta, seda, garfo, escova de dente, entre muitas outras.

Por isso, não é surpresa para mim que a China - e não os EUA - esteja criando as maiores mudanças na vida das pessoas a partir da tecnologia digital. O país tem a vantagem da população, de mais de 1,3 bilhão de pessoas, disponível para testar novos produtos e serviços.

Também tem um governo autoritário que pode acelerar a adoção de novas tecnologias impondo regras. Mas é a criatividade chinesa para inovar, aliada à enorme vontade de aderir a novidades e a capacidade de absorver novos parâmetros facilmente que vem fazendo uma revolução.

Enquanto o papel moeda ainda é o meio dominante de pagar coisas no Brasil e na maior parte do mundo, na China ele só é usado por turistas. Voce não vai ver nenhum chinês pagando nada em espécie. Aliás, até o cartão de crédito já é coisa do passado para eles.

Os chineses aderiram de forma frenética aos aplicativos de smartphones. Alguns dos melhores do mundo são de lá, como os da Xiaomi, já superiores ao iPhone a aos Samsungs da vida. O preço baixo, aliado a características poderosas, fez com que praticamente todo chinês tenha um.

A partir daí, a adesão aos aplicativos explodiu, com destaque para o AliPay e o WeChat. Este último é impressionante, unindo serviços que voce só encontra separados no ocidente, como se fosse uma mistura de WhatsApp, Instagram, PayPal, app de notícias e de jogos.

Hoje ele é usado por 1 bilhão (!) de pessoas e basicamente os chineses “moram” no aplicativo, que usam para tudo, inclusive pagar as compras do mercado, o lanche, o café na padaria e até para dar esmolas, porque todo mendigo tem um celular e conta no WeChat.

O que não é pago pelo WeChat, é pago pelo AliPay (mais de 870 milhões de usuários) e sua carteira virtual. Através dele voce paga qualquer coisa, mesmo que custe centavos, transfere e recebe dinheiro, paga contas de água e luz, impostos e seguros; gerencia sua conta de banco, compra passagens de transporte público e comida, etc.

A novidade é que, depois de inventar e acabar com o dinheiro em papel, o AliPay vai sumir com os documentos em papel. A seção City Services já tem a carteira de motorista, passe de ônibus, cadastro da escola e identidade (os equivalentes ao RG e CPF) virtuais.

O aplicativo acaba de incluir o registro de casamento. Os noivos colocam sua senha, fazem o reconhecimento facial por ele, entram com os dados e pronto. Estão oficialmente casados no civil e registrados como uma nova famlia junto ao governo.

Usando o aplicativo, voce pode dar entrada em hospitais, se identificar em empresas, fazer check-in para viajar em trens, ônibus e aviões. Substitui sua identidade em todo lugar. Resumindo, o chinês pode carregar apenas seu celular no bolso.

Não precisa carteira nem dinheiro. Só uma tomada para carregar o aparelho...

Posted by at 12:09 PM
Edited on: 27/03/19 4:54 PM
Categories: