« O comércio no pós-coronavirus | Main | A ditadura do STF censor »

29/05/20

O tiro no pé de Celso e Moro

Eu tinha certeza de que o vídeo da reunião daria razão a Bolsonaro. Não por desconfiar de Moro, que continuo admirando como juiz, pessoa, ex-ministro. Só não gostei da maneira como resolveu sair do governo. Para mim, fizeram sua cabeça para virar político. Da pior forma. Mas o vídeo destroçou sua alegação.

O que eu vi no video da reunião de Bolsonado com os ministros mudou minha opinião. Se antes eu achava que a equipe era boa, agora estou orgulhoso do time que está tocando o país. Foi uma reunião fechada, que em qualquer país é secreta por força de lei. Só aqui, no quintal do mundo, se abre um vídeo desses.

Mas ainda bem que abriram. O que eu vi foi uma equipe comprometida e entusiasmada em servir o país, orgulhosa do que vem fazendo. A Damares defendendo os valores de ciganos e quilombolas, os idosos e mulheres agredidas. Ela denunciou a prisão de idosos, mulheres e até crianças por ordem dos governadores e prefeitos.

"Vamos abrir processo contra todos e pedir a prisão deles". Tudo bem, é um exagero gerado pela indignação dela (e minha, e de Bolsonaro, patente no vídeo). Mas ela também denunciou uma tentativa de infectar índios em Roraima com coronavirus para "dizer que estamos dizimando índios e jogar nas costas do presidente". A denúncia é séria.

A bronca do presidente, lembrando que é o chefe, que é sua prerrogativa e que vai interferir em todos os ministérios é normalíssima. Coisa normal na vida de qualquer empresa grande que tenha CEO, de qualquer governo democrático e, muito mais, nos comunistas e socialistas.

É óbvio e claro que ele reclamou da falta de informações vindas da PF, Abin, da inteligência das Forças Armadas e todo mundo. Não reclamou que a PF não informa o que ele quer, muito menos pediu dados de ações específicas. Reclamou foi da ineficiência no fornecimento de informações para a tomada de decisões.

Bolsonaro está certíssimo em reclamar disso, porque informação qualificada é fundamental para um governo tomar decisões e evitar crises. Não é à toa que os Estados Unidos tem uma dúzia de agências de inteligência, assim como Inglaterra, França, Alemanha, etc.

A mídia gauche, aquela que ficou milionária com Lula e odeia Bolsonaro por não pagar jabá nem mensalinho para jornais, ficou sem norte. Percebeu que nada do que Moro afirmou é bem verdade. Se tratou mais de uma interpretação errada do ex-ministro. Passou a procurar detalhes mínimos para criar factóides.

Desabafos de ministros indignados com a canalhice que o STF ou o Congresso pratica, ideias soltas, comentários bobos em uma reunião que, lembro, era privada, tudo isso virou novos "escândalos", "motivos para impeachment". Quanta besteira. Até a frase do Weintraub, apesar de pesada, é o retrato fiel dos políticos de Brasília.

Bateram porque Bolsonaro disse que "população armada nunca é escravizada", querendo criar um escândalo porque ele "quer armar o país". Um lembrete para esse pessoal: Bolsonado foi eleito defendendo a liberação de armas e nós o elegemos porque concordamos com ele.

A Janaína Pascoal, para raiva da esquerda, que vem usando suas críticas contra o presidente, resumiu assim: "Eu não sei se eu estou vendo a fita que vinha sendo anunciada. Realmente não sei. A fita que eu estou vendo reelege o presidente", escreveu a deputada no Twitter.

O que fica do vídeo é um presidente íntegro, comprometido com as liberdades, com o progresso do país, honesto, firme, franco, corajoso, preocupado com as pessoas. Desbocado? Sim, ele também é, e daí? Ao contrário dos antecessores, não é falso, não coloca uma máscara para enganar os trouxas.

Ele é o que é. Pra mim está ótimo.

Posted by at 10:45 AM
Categories: