« Queimando nosso filme lá fora | Main | O dano coletivo dos MPs »

18/09/19

Elocubrações educadas

Andando pela ponte do Marabá, percebi que as antigas regras de educação definham com cada nova geração, como deixar o lado de dentro da ponte para as mulheres e idosos.

Poderia citar um monte de outros exemplos, mas voce sabe de todos eles. O que incomoda é a degeneração por herança.

A ciência já provou que quem abusa de crianças em geral foi abusado na infância e o que hoje faz bullying sofreu com ele antes. O que bate em mulher aprendeu vendo o pai fazendo a mesma coisa.

Então, se as más condutas são passadas adiante, por que as boas não são? Por que vemos filhos mal educados criados por pais bem educados?

Será que dentro de casa eles se comportavem de outra maneira? Pode ser.

As crianças não aprendem o comportamento porque os pais falaram ou ensinaram desse jeito. Aprendem observando e copiando seus pais.

Não adianta Sérgio Cabral insistir com os filhos que eles devem ser honestos...

Por isso a gente imagina que os filhos de pais honestos de verdade também serão, que se os pais são educados, os filhos também serão.

Antes de ter o privilégio de ser pai, eu só tinha o outro lado desta equação, o de filho, e aprendi a ser íntegro e honesto com meu pai, assim como absorvi dele os princípios do bom jornalismo, a solidariedade com quem precisa, o sacrifício (apesar de não chegar perto dele neste aspecto, confesso).

Formei minha alma com influências também de minha mãe, meus avós, vários tios e tias, amigos sensatos e outros nem tanto. Hoje, pai, penso o tempo todo em não fazer nada que me envergonhe junto à minha filha ou que dê exemplo ruim para ela.

Já tive chance de ganhar muito dinheiro com corruptos, mas a herança de meu pai e a que quero dar a Kira impedem.

Quero que ela seja bem melhor que eu, por isso me incomodo com essa queda geral na educação e costumes.

Ela vai ser exposta a muita coisa errada, a tentações e ofertas ruins, mas sou tranquilo quanto a isso. Tenho certeza de que nunca vai aceitar.

Observo alguns pais que deixam a educação por conta da escola, como se ela sozinha fosse a responsável por ensinar caráter e ética. Não é.

A criança deve aprender com os pais a respeitar os professores e os mais velhos, a proteger os amigos, a ser solidária com menos sortudos, a ajudar quem precisa, a não julgar pela roupa, pele, beleza ou dinheiro. Se ela não aprende em casa, não será na escola que vai absorver tudo isso.

Costumes antigos nem sempre são antiquados, mesmo que pareçam, e não custa nada ensinar a falar baixo, a dar bom dia, a sorrir, a dar passagem, a ceder o lugar no ônibus.

Gentileza gera gentileza.

Posted by at 12:42 PM
Categories: