« Apoio o Dunga 100% | Main | Por um futebol mais ofensivo »

24/09/12

Livraria Saraiva se atrapalha na venda de livros digitais

A Livraria Saraiva se atrapalha na venda de livros digitais e complica uma transação que deveria sem muito mais simples do que comprar um livro impresso. Comprar um e-book devia ser prático, certo? Bom, certo para todas as livrarias menos a Saraiva.

Se voce compra um e-book nela, é obrigado a baixar e instalar um programa antes de poder baixar o arquivo que comprou. Note o detalhe: antes de baixar o arquivo. Não te dão alternativa para baixar o arquivo e não resolvem o problema nem cancelam a compra pelo SAC.

“É preciso enviar um e-mail, que levou 3 dias para ser respondido e sem resolver nada. De forma tabaréu, dizia que o e-book também pode ser lido em outros programas e aparelhos, mas não dá opção para baixá-lo sem instalar o programa da Saraiva,” conta nosso editor Marcel Leal.

Cliente antigo da Saraiva e pioneiro da internet no sul da Bahia, Marcel diz que eles não sabem o que é um download. “Confundem download com leitura, por isso acham que você precisa de um programa específico só para baixar o arquivo. Um adolescente sabe mais que eles”.

Ignorância

Um exemplo é o e-mail que a livraria enviou ao ser questionada sobre a necessidade de instalar o programa.

“Informamos que o sistema Linux não é compatível com o aplicativo Saraiva Digital Reader, e portanto não há como realizar o download do livro”.

“Porem, informamos que o livro poderá ser lido computadores desktop com sistema operacional Window e Mac, em smartphones, leitores dedicados a livros digitais (ex. E-reader Positivo Alfa), iPhone, iPod Touch e iPad, e agora também disponível para Android”.

“Note que eles sabem que o arquivo pode ser lido numa infinidade de sistemas e aparelhos, mas acham que só pode ser baixado pelo programa da Saraiva. Minha resposta foi ‘desculpe a franqueza, mas voces parecem autistas ou não entender nada sobre livros digitais’”.

Marcel teve que ser didático, escrevendo “download é transferir o arquivo da Saraiva para o meu computador, algo absolutamente trivial, que exige apenas clicar no link do arquivo. Download não requer programa algum, basta o navegador.”

E completou com uma informação que deveria ser desnecessária para uma das maiores redes de livros do país. “Por sinal, se voces tivessem o mínimo de bom senso, já teriam me enviado o livro anexado a este email”.

Um detalhe: durante todo o processo de compra a exigência do programa não é informada. A compra foi cancelada e Marcel espera o estorno do valor que, segundo a Saraiva, pode levar “uma a duas faturas do cartão”.

Posted by at 11:42 AM
Categories: