« Livraria Saraiva se atrapalha na venda de livros digitais | Main | UOL está fora do ar »

24/09/12

Por um futebol mais ofensivo

Hoje, tanto faz vencer por 1×0 ou 8×0 no campeonato brasileiro, a pontuação será sempre 3 e a derrota sempre zero. Não é justo com o time que busca mais os gols e valoriza indevidamente o time defensivo.

Por isso, estou propondo um novo sistema de pontuação para o Campeonato Brasileiro, que pode tornar nosso futebol mais ofensivo e um espetáculo melhor.

Qualquer esporte precisa, antes de mais nada, ser um bom espetáculo para atrair gente para os estádios ou para as transmissões pela tv e internet. Daí que o saldo de gols deveria ser tão valorizado quanto a vitória.

Minha proposta é de que o saldo de gols tenha tanta influência na classificação quanto a vitória, incentivando os times a fazer a maior quantidade de gols possível.

Pelo sistema, cada vitória vale 2 pontos e o empate 1. Mas a estes pontos são acrescidos o saldo de gols. Então, uma vitória por 1×0 tem o mesmo valor de hoje, 3 pontos (2 pela vitória e 1 do saldo de gols).

Mas uma vitória por 3×1 passa a valer 4 pontos (2 da vitória mais 2 do saldo de gols). Vencer por 1×0 significa ganhar 3 pontos, mas golear por 4×0 deixa o time com 6 pontos.

Com isso, o sistema valoriza e incentiva as equipes a buscar o gol, a ser ofensivas. O jogo defensivo, que é ruim como espetáculo, passa a ser um mal negócio.

Ganham os times mais ofensivos, os torcedores e o futebol, que passa a desenvolver técnicos mais ofensivos e jogadores mais capazes de fazer gols. Perde quem adota o jogo travado, defensivo.

O sistema pode trazer de volta o futebol ofensivo que fez a fama do Brasil em 1970 e atrair mais torcedores para um campeonato onde não importa apenas ganhar, mas ganhar de goleada.

É o que proponho e gostaria de ver debatido por federações, comentaristas, técnicos e torcedores.

Posted by at 11:55 AM
Categories: