« Fahel está devendo relatório de ações | Main | Ainda não estreou... »

11/10/07

Sobre o que é preciso para ser líder

Uma amiga me pediu para resumir o que é preciso para ser líder. Achei que devia dividir com voce:

Para liderar, antes de mais nada, é preciso saber ser liderado. Não conheço nenhum grande líder que não tenha sido, antes, um excelente liderado.

Quem nunca foi liderado ignora o que sente seus funcionários, até onde eles podem ir, o que incentiva cada um, o que cada um tem de melhor a oferecer ao grupo.

Um líder também precisa liderar por ações, muito mais que por palavras e nunca apenas por memorandos. Voce não pode exigir eficiência, ética, dedicação, honestidade, justiça e educação se não demnonstra nada disso aos funcionários.

Um diretor que anda de carro importado e vive em festas enquanto sua empresa sofre com dificuldades para se manter ou pagar os salários, por exemplo, jamais será um líder de fato. Pode mandar e ameaçar, mas será obedecido apenas pelo medo de perder o emprego.

Ao contrário do que é bonito dizer, é possível ser um crápula e um grande líder ao mesmo tempo, porém seus liderados vão copiar também sua desonestidade e o roubarão.

Um grande líder precisa ainda saber o que está fazendo e ter um plano. Voce vai liderar, tudo bem, mas para onde? Com que objetivo? Como? Quando? De que maneira? Se voce não responde a estas perguntas, não é um líder.

Um detalhe: tem gente que nasceu para ser liderado e será muito boa nisso, assim como tem gente que nasceu para liderar. O fracasso e o sucesso depende de saber qual a sua tendência.

Posted by at 7:48 PM
Categories: